Vantagens do Marketing Digital para Empresas de Médio e Pequeno Porte

Vantagens do Marketing Digital para Empresas de Médio e Pequeno Porte
marketing-digital

As empresas de médio e pequeno porte que desejam investir no Marketing Digital muitas vezes não sabem por onde começar. Muitos empresários querem saber quais as vantagens e possíveis problemas que estão envolvidos neste tipo de publicidade.

Como sabemos é fácil ver empresas investindo muitos recursos em propaganda fora da Internet. Alguns destes anúncios fora dos meios digitais podem incluir impressos, propaganda em jornais, rádio ou TV. No entanto, investimentos nesta direção estão se apresentando caros e de pouco retorno. Ao analisar a imagem abaixo é possível notar que o público na Internet já é maior do que o da TV. Em tempos de crise, as empresas optam por fazer uma contenção de gastos e ao mesmo tempo buscam os melhores retornos. Neste contexto, o Marketing Digital ganha uma força extraordinária, pois é a melhor opção de investimento agora no presente e futuro.

publico-internet

Para auxiliar empresários de médio e pequeno porte que precisam eles próprios tomar decisões relativas a publicidade de sua empresa, listamos abaixo algumas vantagens do Marketing Digital.

Vantagens do Marketing Digital

  • Custos reduzidos, se comparados com outros tipos de mídias como jornais ou TV.
  • Contextos específicos direcionados ao público. Por exemplo, uma empresa de carros pode decidir anunciar em sites deste mesmo assunto. Isto gera um alto retorno, pois o anúncio é direcionado ao público interessado.
  • Target. O público de outras mídias estão migrando em massa para a Internet, ainda mais agora com o grande público utilizando smartphones e outros aparelhos móveis.
  • Um grande benefício do Marketing Digital é a segmentação aliado a mensuração dos resultados. Isto permite acompanhar de perto o comportamento dos usuários no momento da exposição ao anúncio e possíveis cliques.
  • Anúncios no Google AdWords ou Facebook Ads é uma maneira produtiva de alcançar grandes públicos na Internet com geração de resultados reais.
  • Uma presença efetiva nas redes sociais ajuda aproximar a empresa do seu público e agilizar o atendimento e divulgação de novos produtos e serviços.

Possíveis Problemas do Marketing Digital

Muitas vezes os problemas e dificuldades enfrentados no Marketing Digital estão relacionados a escolha de uma Agência de Marketing Digital de má qualidade ou com pouca experiência neste tipo de publicidade on-line.

Às vezes, as empresas deixam de contratar uma agência de Marketing Digital, pois alguns empresários acreditam que eles próprios ou algum funcionário (desviado de sua função) pode gerenciar a presença on-line da empresa. Atitudes nesta direção acabam por gerar conteúdos de má qualidade, como por exemplo, textos pobres sem relevância e imagens sem o devido tratamento. O resultado é que tais atitudes acabam por denegrir a imagem da empresa.