Tocando e Controlando Som com o Arduino

Neste projeto vou mostrar como utilizar o "buzzer" ou um altifalante com o Arduino. Dei uma incrementada no circuito para ter umas funções extras de controle. O material necessário é o seguinte:

O esquema do circuito segue abaixo: esquema

Você pode controlar o volume do som com o potenciômetro. Para desligar o som é utilizado um LDR assim na ausência de luz o som para de tocar. Um ponto importante a ser mencionado é que o LDR possui capacitância também assim ele por si só já proporciona uma perda de tensão, este detalhe é importante pois o LDR influencia no volume do buzzer também.

O código de programação do Arduino para tocar o Buzzer segue abaixo: [code lang="c"] /* Toca sons com o arduino e um buzzer. @author: Carlos Eduardo da Silva. @link: https://blog.tetranet.com.br */ int altiFalante = 13; // Definindo como saída para o altifalante o pino 13. // Preparando a parte inicial void setup() { pinMode(altiFalante,OUTPUT); // Definindo o pino da variavel altiFalante como saída. } // Laço infinito void loop() { // Laço crescente de 0 até 10. for(int i = 0; i < 10; i++) { tone(altiFalante,i*100,800); // Pino, Frequência, Duração delay(1000); } // Laço decrescente de 10 até 0. for(int i = 10; i <= 10 && i >= 0; i--) { // Garantindo que não passe p menos de 0. tone(altiFalante,i*100,800); delay(500); } } [/code] PS: O plugin do wordpress que utilizo para dar um highlight no código passa para html alguns caracteres, assim o lt é o "<" e o gt é ">" o amp é "&". Baixe aqui o código completo do projeto acima. Resultado:

É possível criar muitos sons e até música com o Arduino tudo vai da sua criatividade. O site do arduino possui um exemplo de como tocar uma melodia completa, e você só precisa substituir o código acima que funcionará no mesmo circuito, a única coisa que precisa alterar é o valor do pino que o buzzer está conectado. É isso! Abaixo segue alguns links para saber mais: