Primeiro Projeto com Arduino Uno R3 – Acender LEDs

Sempre gosto de aprender algo novo e as férias geralmente é o melhor momento para isso. Algo que fiquei interessado em aprender foi trabalhar com a plataforma Arduino. O meu interesse é aprender e “brincar” com o Arduino sem pressa e quando eu tiver um tempo disponível para isso. Existe muito material sobre o Arduino na Internet assim não vou ficar postando textos muito longos, quem estiver começando e quiser perguntar algo só avisar. Comprei muitos componentes eletrônicos na minha cidade já o Arduino e outras componentes mais específicos comprei no Mercado Livre com o vendedor INFINITI.SHOP. Eu havia comprado apenas a placa do Arduino e o mesmo vendedor deu a dica de eu comprar outros produtos dele que ele incluiria no mesmo frete dos Correios. Os produtos que comprei foram os seguintes:

Outros componentes que comprei na minha cidade foram LED's, Resistores, Diodos, Sensores de Luz, Potenciômetros, Buzzer, LED de alto brilho, etc. Este é um kit inicial para começar a fazer as primeiras experiências com o Arduino.

A placa do Arduino que comprei é até onde sei, a última versão lançada um Arduino Uno R3 2013. Eu estava lendo um tutorial ensinando como construir seu próprio Arduino, e achei interessante, talvez este seja um dos próximos experimentos que estarei trabalhando. Para trabalhar com o Arduino é necessário ter um conhecimento básico de eletrônica, os cursos de Eletrônica Analógica e Digital que eu tive na extinta escola técnica há muitos anos atrás foram úteis assim assisti alguns vídeos na Internet e estou lendo um material que baixei no 4shared para relembrar muita coisa que eu havia esquecido. O 4shared e Youtube têm um material muito bom, sendo que o principal e o melhor que encontrei no 4shared foi o livro Practical Arduino, ele parte de conceitos introdutórios até o mais avançado.

Projeto para fazer um ou mais LED piscar com o Arduino

Para este projeto utilizei LED nas cores Vermelho, Verde e Amarelo; Uma protoboard e fios jumper (de telefone), além do Arduino R3. Abaixo tem uma foto de como ficou depois de pronto o trabalho. Clicando na foto você poderá ver ela ampliada:

IMG-20121224-00535

O fio do terra liguei no pino GND do Arduino e na trilha horizontal da protoboard, assim todos os outros terra puxei da trilha horizontal. O positivo puxei de outros três pinos do Arduino um para cada trilha vertical da protoboard e fiz a ligação conforme a imagem, muito simples e sem segredos. O código que utilizei para iluminar os LEDs é bem iniciante e fiz para acender os LEDs na sequência dando um efeito de "ida" e "volta", ficou simples de aprender para quem está começando a trabalhar com esta plataforma, segue abaixo o código:

[code lang="c"] /* Faz piscar 3 sequências de led. Autor: Carlos Eduardo da Silva. Link: https://blog.tetranet.com.br */ // Declarando uma variável qualquer, pode ser qualquer nome. int led_1 = 9;   // Declarando o pino 9 na variável. int led_2 = 13; // Declarando o pino 13 na variável. int led_3 = 12; // Declarando o pino 12 na variável. // Em void setup é a preparação da programação. void setup() { pinMode(led_1, OUTPUT); // Declarando o pino especificado como saída. pinMode(led_2, OUTPUT); // Declarando o pino especificado como saída. pinMode(led_3, OUTPUT); // Declarando o pino especificado como saída. /* Na declaração acima se fosse INPUT seria entrada de dados. Mas conforme está acima é saída de dados / tensão */ } // Laço infinito, fica rodando até o Arduino ser desligado. void loop() { // LED 1 digitalWrite(led_1,HIGH); // led ligado. delay(500); // Tempo em microsegundos entre o led ligado e desligado. digitalWrite(led_1,LOW); // led desligado. delay(500); // LED 2 digitalWrite(led_2,HIGH); // led ligado delay(250); digitalWrite(led_2,LOW); // led desligado delay(250); // LED 3 digitalWrite(led_3,HIGH); // led ligado delay(125); digitalWrite(led_3,LOW); // led desligado delay(125); // LED 2 digitalWrite(led_2,HIGH); // led ligado delay(250); digitalWrite(led_2,LOW); // led desligado delay(250); } [/code]

O código já está bem comentado dispensando maiores explicações. Agora você pode utilizar sua criatividade para dar uma incrementada neste projeto. Como foi possível ver coloquei LEDs de várias cores, fiz um tempo entre cada um diferente, estabeleci uma sequência para acender e apagar cada LED, coloquei 2 LEDs ao invés de um etc. Isso vai da criatividade de cada um. Maiores dúvidas favor deixar um comentário.