Pós Instalação Windows Server 2003

No primeiro artigo publicado aqui no Blog, foi possível acompanhar o passo a passo da instalação do Windows Server 2003. Neste artigo será detalhado a pós instalação deste sistema operacional, que compreende a instalação do Windows Server 2003 R2 e também do Service Pack 2. Esta parte é de suma importância para ter o sistema atualizado, com novos componentes e recursos. Será utilizado o CD de instalação 2 que contém os arquivos do R2 e também o CD3 que contém o Service Pack 2. Com isso o sistema ficará pronto para os próximos passos. O objetivo final será a instalação do Microsoft Exchange Server 2003 Enterprise juntamente com o BlackBerry Enterprise Server Express. O material neste artigo foi produzido por mim mesmo, pois como estou utilizando o VMware para rodar o Windows Server 2003 ficou muito mais fácil para elaboração dos artigos. Se alguém tiver interesse em saber como rodar o Windows Server no VMware deixe-me saber que em futuros artigos poderei estar explicando.

Iniciando a Pós Instalação do Windows Server 2003 R2

Ao logar-se pela primeira vez no Windows Server 2003, você será apresentado a tela abaixo. Esta tela é para a instalação de componentes adicionais, atualização e disponibilização de novos recursos do Windows Server 2003. Tudo que você tem que fazer aqui é inserir o CD2 e clicar em OK.

Com isso o assistente de instalação é inciado para prosseguimento da instalação do Windows Server 2003 R2. Como qualquer programa no Windows, tudo o que temos que fazer é clicar em avançar. Eu como queria ver mais detalhes sobre este pacote de atualização, cliquei no chekbox para criar um atalho da documentação na área de trabalho. Ao clicar em "Avançar" o processo de instalação é iniciado, tudo que temos que fazer é aguardar. Após alguns minutos, a tela de conclusão é exibida com um breve resumo e direções de como instalar novos componentes e ferramentas. Temos que clicar em "Concluir". Depois de clicar em "concluir", aparecerá a tela abaixo, com o título atualizações de segurança. Neste artigo vamos ignorar o convite pedindo para "atualizar este servidor" pois este é o método on-line e aqui vamos fazer através de CD. Sendo assim, clique em "Concluir" novamente (clique na imagem para ampliar).

Quando clicamos no botão concluir o Windows exibe uma notificação alertando que as conexões com a Internet serão liberadas, etc. Assim o que temos que fazer é clicar em "sim" conforme a imagem.

Clicando em sim, o seu servidor já será um Windows Server 2003 R2 todo certinho. O próximo passo será a instalação do Service Pack.

Instalação do Windows Server 2003 Service Pack 2

Segundo as mesmas idéias do pacote R2, a instalação do Service Pack 2 através de CD é muito tranquila. Quando inserir o CD3 o navegador é aberto com várias informações, e tudo o que temos que fazer é cilicar em "Instalando o SP2" conforme a imagem abaixo:

Com isso você é levado a outra tela com informações adicionais. No meio do texto tem um link escrito "clique aqui" como o nome do link sugere, você clica em cima. Veja abaixo:

Uma notificação é exibida relatando algumas coisas relacionadas a segurança, tudo o que você tem que fazer é clicar em sim:

Agora clicamos em "executar":

A instalação do service pack 2 incia com a extração dos arquivos...

Quando o assistente de instalação do service pack abrir, temos que clicar em "avançar".

Depois a licença é exibida, onde temos que concordar e clicar em avançar:

Na tela seguinte, o assistente exibe um local para gravar os arquivos para desinstalação do service pack em caso de problemas. Sugiro deixar o caminho default:

Após os passos anteriores a instalação propriamente dita é inciada:

Após a instalação tudo o que temos que fazer é clicar no botão concluir e se o Windows não pedir para reiniciar o sistema temos que  fazer isso.

E pronto, no próximo login, o sistema estará atualizado e seguro!

Considerações Finais sobre a Pós Instalação do Windows Server 2003

Com os passos acima feitos, o que teremos que fazer adiante é a configuração do sistema, instalação de aplicativos e dos servidores pertinentes a nossa necessidade. Aqui no meu caso o meu Objetivo é a instalação do BlackBerry Enterprise Server Express assim terei que instalar todos os requisitos necessários para o funcionamento deste serviço, que compreende desde o Active Directory até o Microsoft Exchange. Em futuros artigos estarei cobrindo estas partes o que para mim é uma das etapas mais complexas para ter um servidor funcionando.

Como útimas dicas, sugiro primeiro a instalação do navegador Firefox para garantir maior segurança e também de um AntiVírus. Eu tentei instalar um AntiVírus feito para o Windows XP que é o Kaspersky Internet Security 2010 que além da proteção contra vírus, vem também um excelente firewall. Mas como era de se esperar o Kaspersky não permitiu a instalação pois era um Windows Server. Assim, fui em busca de outro AntiVirus bom, como pude notar a maioria dos antivírus para o WindowsServer são versões pagas. O que encontrei que oferece uma qualidade resoável e é gratuito é um antivírus chamado Clamavis. Como eu já conhecia este antivírus do Linux, acabei instalando no meu Windows Server. Não sei se é a melhor opção, mas é gratuito e possui atualização do banco de dados etc, o que é melhor do que nada.

Depois do navegador e do antivirus também sugiro instalar o Norton Ghost (se for em uma máquina física) para gerar uma imagem de todo o sistema, assim quando você for configurar e fizer alguma caca poderá restaurar o sistema. Mesmo no VMwave é interessante fazer um backup para não ter o trabalho de instalar tudo novamente.