Papervision 3D e Flash

Sempre procuro aprender novos assuntos no mundo da Internet para ampliar meu conhecimento na minha profissão além é claro de maximizar oportunidades. Uma das coisas que sempre soube pouco é relacionado ao Adobe Flash. O Flash há um tempo era visto somente como uma ferramenta para designers principalmente quando comecei a conhecer na versão 3. O tempo foi passando e atualmente com o Flash CS4 e ActionScript 3 muita coisa mudou. Por exemplo, antes tudo era meio bagunçado, pois você podia colocar os códigos em vários lugares como timelines, movieclips, botões, arquivos de ActionScript externo etc. No entanto com o Actionscript 3.0 as coisas ficaram mais organizadas pois agora os códigos são baseados em classes. Isso colocou o Flash não somente como uma ferramenta para designers, mas também para programadores. Neste meio tempo também foi lançado a plataforma de desenvolvimento FLEX que atualmente é chamada de Flash Builder 4 com um foco totalmente na programação. Com tudo isso é possível criar projetos incríveis com o Flash utilizando apenas código. Algo que me chamou atenção também, é que no Flash CS5 que está para ser lançado oficialmente poderá exportar para HTML5. Estes assuntos despertaram o meu interesse para estudar mais a fundo esta ferramenta, não do ponto de vista de um designer, mas do ponto de vista de um programador. Agora com meu objetivo geral definido que é o Flash parti para os conteúdos específicos pois o Flash é um mundo imenso de possibilidades. Como não quero fazer design o meu leque de opções já deu uma enxugada, depois pensei em fazer sistemas com a tecnologia FLEX, mas já trabalho bastante com sistemas no PHP e Delphi e com isso eu queria algo divertido para aprender nas minhas horas vagas. Nesta processo cognitivo intenso veio a idéia de fazer games com o Flash e gostei muito disso pois além de colocar muita lógica em prática eu faria algo divertido. Com isso em mente comecei a fazer meus primeiros testes mas tudo andava meio sem graça. Foi neste momento que um colega me indicou uma ferramenta para o Flash chamada Papervision 3D. Com o Papervision 3D é possível criar animações em 3D para Flash de uma forma muito fácil e tudo através do ActionScript 3.0. Assim atualmente este tem sido o meu foco no Flash. Pretendo colocar aqui no Blog muitas dicas que venho aprendendo sobre o Papervision3D desde animações simples com objetos primitivos (esferas, cubos, cones, etc) a interatividade com o mouse e teclado, componentes de física  e outras coisas que eu for digerindo. Também pretendo explicar como é possível exportar do 3D Studio MAX para o Flash. Neste artigo inicial irei explicar como deixar a IDE do Flash pronta para começar os trabalhos.

Instalação do Papervision 3D no Flash

O Papervision em linhas gerais é um conjunto de classes para renderização 3D e a instalação no Flash é bem tranquila. A instalação é necessária pois no momento que você der um Ctrl+Enter para rodar o movieclip o Flash irá procurar pelas classes do Papervision. Vou listar aqui os passos para instalação no Flash CS4:
  1. Baixe o Papervision3D no repositório oficial em code.google.com/p/papervision3d (muita gente fala para baixar tudo com o tortoiseSVN mas você pode baixar o pacotinho zip direto também).
  2. Faça a extração dos arquivos no lugar que você achar melhor.
  3. Abra o Flash e vá em Edit -> Preferences...
  4. Na tela que abriu procure na lista ao lado por ActionScript e clique, surge as opções ao lado.
  5. Nas opções que sugiram clique em ActionScript 3.0 Settings...
  6. Na telinha que abriu na primeira seção chamada Source path clique na pastinha e aponte para o src do Papervision que você extraiu.
  7. Dê um OK, OK e pronto! Está instalado.
  8. Confira as imagens abaixo:
Feito os procedimentos acima o Flash já estará apto para rodar conteúdo em 3D. Existe muitos exemplos de projetos em Papervision3D no entanto para quem começa a melhor opção é no website do projeto do Papervision. Aqui no Blog mais para frente irei colocar mais artigos sobre o uso desta ferramenta também. Assim todos os que quiserem iniciar terão uma fonte de conteúdo bem legal. Como última dica sugiro instalar o Flash Builder 4 pois é melhor para desenvolver com ActionScript 3.0 e para rodar os movieclips utilizar o próprio Flash CS4. Assim que estou fazendo, desenvolvo no Flash Builder e rodo/compilo no Flash CS4. Para quem tiver o Flash CS5 já poderá criar um "Flash Project" direto no Flash Builder sem a necessidade de ficar alternando entre as duas plataformas. Bom basicamente é isso, maiores dúvidas deixam comentários.