Iterando um Objeto JSON com o JQuery

Esta dica é para quem utiliza o JSON e JQuery em seus projetos e deseja manipular no JavaScript os dados retornados pelo pelo request do JQuery. Um cenário  para esta utilização seria na validação de formulários:

  1. Formulário HTML é submetido ao servidor.
  2. As informações são verificadas no servidor.
  3. O servidor retorna um JSON com possíveis erros encontrados no formulário.
  4. O JQuery recebe o JSON e manipula o mesmo. Aqui no exemplo uma iteração é realizada.

No exemplo que estou mostrando é para o JQuery entregar a uma modal as mensagens de erro de validação de formulário. Todos os valores contidos no JSON são iterados exceto um que não é mensagem de erro. No exemplo abaixo estou partindo do pressuposto que o script já esteja recebendo o JSON do servidor.

[javascript] // SE FOR ERRO $html = "<ul>"; jQuery.each(data, function(chave, valor) { if( chave != 'foo' ){ // Esta chave não contém mensagem de erro é utilizada para outra coisa no script. if(valor != "" && valor != undefined) // Garantindo que nenhuma mensagem de erro esteja vazia. $html += "<li>"+valor+"</li>"; // Concatenando a mensagem de erro a variável para ser exibida posteriormente. } }); $html += "</ul>"; $('#id_minha_div').html($html); // Colocando as mensagens de erro dentro da div no formulário $("#id_minha_div").show('slow'); // Exibindo a div com as mensagens de erro. [/javascript] É isso qualquer dúvida só deixar um comentário.