Erro na Instalação do Magento 1.7

Vou colocar esta dica aqui caso alguém enfrente problemas durante a instação do Magento 1.7. No momento da submissão das informações de conexão no Banco de Dados  o Magento dá o seguinte erro:

Database server does not support the InnoDB storage engine.

Bom o erro acima diz que  a minha database não suporta InnoDB. Mas eu tinha certeza que a db suportava! Investigando o caso nos fóruns apareceram várias soluções, fiquei sabendo que a causa deste erro é as versões novas do MySQL não possuem mais a variável "have_innodb". Assim era só trocar no arquivo Mysql4.php have_innodb para InnoDB que tudo voltaria a funcionar perfeitamente. O caminho do arquivo mencionado é o seguinte:

"/public_html/app/code/core/Mage/Install/Model/Installer/Db/Mysql4.php"

Como sempre tem um "mas", a solução acima não funcionou! Bom o jeito foi fazer o famoso "xunxo" que na Engenharia de Software é chamado de lindamente de "Workaround", assim fica mais técnico hehe. A seguinte fução que originalmente era assim:

[php] public function supportEngine() { $variables = $this->_getConnection() ->fetchPairs('SHOW VARIABLES'); return (!isset($variables['have_innodb']) || $variables['have_innodb'] != 'YES') ? false : true; } [/php] Depois do meu Workaround, ficou assim: [php] public function supportEngine() { return true; } [/php]

Pronto! Como eu tinha certeza que a minha database já estava em InnoDB não é necessário checar novamente! Assim retorno verdadeiro na função acima e a instalação prossegue perfeita.

  • João Paulo

    muito obrigado pela dica!!! abraço

  • Marcio Antunes

    Não rolou…

  • blackberrybrasil

    Boa tarde, apareceu algum tipo de erro…. a versão do seu magento é a 1.7. Apareceu alguma mensagem de erro diferente?

  • Roque Roesler

    Olá, resolveu. Estou usando o Wamp. Procurei uma solução por 3 dias inteiros e segui vários tutoriais, mas só o seu resolveu. Muito obrigado.

    Ressalto que antes desse erro, na mesma tela e etapa da instalação, eu tentava colocar os dados e no fim, ao invés de ir à diante, recarregava na mesma página e apagava o que eu tinha escrito. Para resolver, segui esse tutorial: http://www.magentocommerce.com/boards/viewthread/31584/

    solução de Jonatas Jacob.

    Agradeço mais uma vez e desejo tudo de bom.

  • Emerson games

    obrigado amigo.