Enviando Arquivos para o GitHub na Linha de Comando

Enviando Arquivos para o GitHub na Linha de Comando
github-logo

Vou documentar aqui um passo-a-passo rápido para enviar arquivos ao GitHub através da linha de comando. Todo o processo foi realizado no Linux OpenSUSE mas pode funcionar em outras distribuições ou no MacOS sem maiores problemas. Talvez no Windows seja um pouco diferente. Bom estou partindo do princípio que você já tem o git instalado no seu computador e já criou um novo repositório no site do GitHub. Caso você não tenha criado o repositório faça agora e pode selecionar a opção para criar um arquivo de README, forneça uma descrição no campo apropriado para deixar com algum conteúdo e clique em criar repositório.

Agora abra o terminal do seu computador e navegue até a raiz do seu projeto:

$ cd meu_projeto 

Já deixe os arquivos do seu projeto nesta pasta. Lembrando que tudo o que estiver dentro da pasta vai para o repositório on-line. Caso você tiver um arquivo que não deseja publicar utilize o arquivo .gitignore e coloque as pastas / arquivos que você deseja ignorar como:

/docs/*

/public_html/config.php

Deu, agora vamos iniciar o git e configurar o mesmo para funcionar no GitHub:

$ git init 

$ git add * 

$ git commit -m "Meu primeiro commit" 

Até aqui, você adicionou todos os arquivos que estão no seu diretório meu_projeto e versionou os mesmos na sua máquina local. Agora vamos iniciar os procedimentos para versionar no repositório remoto, ou seja no GitHub:

$ git config --global user.name "Carlos Eduardo"

$ git config --global user.email "contato@tetranet.com.br"

Isto é para setar um nome de usuário e email para o seu repositório remoto, fica legal olha só:

print-repo-git

Continuando...

$ git config --global credential.helper wincred

$ git config --global credential.helper cache 

Estes dois comandos acima são só para salvar localmente o seu usuário e senha. Existe um pouco de controvérsia nesta parte, mas até o momento esta foi a melhor abordagem.

$ git remote add origin https://tresloukadu@github.com/tresloukadu/TetraFramework.git

Aqui você vai trocar o seguinte: https://<SEU NOME DE USUÁRIO>@github.com/<SEU NOME DE USUÁRIO>/<NOME DO SEU REPOSITÓRIO>.git

$ git pull origin master

Isso vai baixar os arquivos que já estão no seu repositório remoto, ou seja, o arquivo README.md e o LICENSE.

$ git push origin master

Este comando vai enviar para o branch master do seu repositório os arquivos locais do projeto. Quando você der enter você deverá informar apenas a sua senha, pois o usuário já definimos no endereço acima. GitHub sem enrolação para você utilizar!