CiMobile a Biblioteca para Dispositivos Móveis do CodeIgniter

logoci

CiMobile foi desenvolvido pela Tetranet e tornado público para ajudar outros desenvolvedores de websites a otimizar seus sistemas em CodeIgniter para celulares e smartphones.  O CiMobile é uma library (biblioteca) para o framework CodeIgniter,  esta library permite o programador PHP portar seus sistemas web para dispositivos móveis de uma forma bastante simplificada.  Após o upload dos arquivos com apenas 3 linhas de código é possível ter a estrutura para carregar uma versão de website para o celular. O CiMobile está na versão 1.1 e terá muito mais recursos no futuro, atualmente com esta library  é possível identificar browsers, fazer cache das preferências do usuário e gerar links para alternar entre a versão do website para computador ou celular.

Este tutorial tem por objetivo ensinar outros programadores a utilizar esta biblioteca. Deixando o preâmbulo de lado vamos a parte prática:

Antes de mais nada você deve baixar os arquivos no subversion do Google Code aqui os arquivos estão organizados na mesma estrutura do diretório application do CodeIgniter. Após baixar os arquivos você deve enviar os mesmos para o FTP do site que você deseja criar uma versão para celular. Os arquivos são apenas 2 e ficam todos abaixo do diretório application. O primeiro arquivo mobiredirect.php deve ficar em application/controllers,  este arquivo é um controller responsável pelo redirecionamento do website entre as versões mobile e desktop. O segundo arquivo cimobile.php é a própria biblioteca para o CodeIgniter e deve ficar em application/libraries, esta biblioteca é o core do CiMobile com todos os métodos e uma breve documentação no cabeçalho. Com todos os arquivos no servidor e nos diretórios corretos você já pode começar a utilizar, no controller do seu website você adiciona as linhas conforme o exemplo abaixo e terá tudo funcionando.

[code lang="php"] class Mycontroller extends Controller { function __construct() { parent::Controller(); } function index() { //Carregando a biblioteca e passando como parâmetro a opção //AUTO que é default. Para todo o site esta opção deve ser mantida //para a identificação da plataforma do browser ser identificada de //forma natural. As outras opções são: reject_mobile/force_mobile $this->load->library('cimobile', array('browser_type' => 'AUTO') ); //Decidindo se a versão movel ou a desktop será carregada. if( $this->cimobile->check_mobile() ) { //Carregando o template para a versão móvel do website //Exibe um link para a versão do website para computadores. //Se nenhum argumento é passado, a frase default é exibida. echo $this->cimobile->desktop_link('Vai para a versão para o computador'); } else { //Carregando o template para a versão do site para computadores //Exibe um link para a versão do website para celulares. //Se nenhum argumento é passado, a frase default é exibida. echo $this->cimobile->mobile_link('Vai para a versão móvel'); } } } [/code]

Bom é somente o código acima para ter um website de alta portabilidade e qualidade. Como foi possível observar o uso da biblioteca é bem simplificado abrindo oportunidade de utilização para programadores de todos os níveis.