Atualizando o Linux OpenSUSE 12.1 para 12.3

m2iujh3t4sgl303fg

Este post mostra os passos para atualizar o Linux OpenSUSE da versão 12.1 para 12.3. Embora seja possível não fiz a atualização direta para 12.3, pois acho perigoso. Deste modo, primeiro atualizei o OpenSUSE para a versão 12.2 e em seguida para a 12.3, este processo é um pouco mais trabalhoso mas evita surpresas. Mostrarei neste artigo como atualizei para a versão 12.2. Após, os mesmos passos devem ser seguidos para atualizar para a última versão. A atualização do sistema pode ser feita no modo gráfico através do YaST mas neste artigo mostrei como executar todo o processo de upgrade na linha de comando. Manter o sistema atualizado é sempre uma boa ideia e no OpenSUSE o processo de atualização é praticamente indolor!

O primeiro passo é deixar a versão 12.1 atualizada. Primeiro entre com o comando abaixo:

zypper repos --uri

Este comando listará todos os repositórios que você tem. Verifique se o seguinte repositório está ativo  http://download.opensuse.org/update/12.1/ a coluna Enabled deve estar escrito Yes. Caso não estiver, você pode ativar com o seguinte comando:

zypper modifyrepo --enable repo-update

Atenção: repo-update é o nome na coluna Alias e pode variar dependendo da máquina, caso o usuário já tenha executado outros upgrades etc.

Agora execute os seguintes comandos para atualizar a versão 12.1

zypper refresh

E em seguida:

zypper update

Quando o zypper terminar de atualizar o sistema os próximos passos serão para realizar o upgrade para a verão 12.2.

Agora com todo o sistema atualizado vamos desabilitar TODOS os repositórios referente ao OpenSUSE 12.1 com o seguinte comando:

zypper modifyrepo --all --disable

Agora habilitamos todos os repositórios para o OpenSUSE 12.2

zypper addrepo --name "openSUSE-12.2 OSS" http://download.opensuse.org/distribution/12.2/repo/oss/ repo-12.2-oss

zypper addrepo --name "openSUSE-12.2 Non-OSS" http://download.opensuse.org/distribution/12.2/repo/non-oss/ repo-12.2-non-oss

zypper addrepo --name "openSUSE-12.2 Updates" http://download.opensuse.org/update/12.2/ repo-12.2-update

Caso você tenha adicionado repositórios de terceiros como o repositório da comunidade OpenSUSE (Pacman), você deverá atualizar eles também! Para isso liste todos os repositórios que você tem com o comando zypper repos --uri como informado no início deste artigo e vá atualizando um por um com a mesma sintaxe utilizada para adicionar os repositórios do OpenSUSE 12.2.

Infelizmente não é possível editar um repositório existente, mas somente desabilitar os antigos e adicionar novos. Procurei na man do zypper e não encontrei nenhuma flag para editar um repositório específico. Outro ponto importante é que o Alias de cada novo repositórios adicionado deve ser diferente dos antigos.

Para você entender melhor o comando para adicionar um repositório confira o esquema:

zypper addrepo --name <NOME> <URL DO RESPOSITORIO> <ALIAS DO REPOSITORIO DEVE UNICO>

Bom com todos os novos repositórios adicionados faça o upgrade completo do sistema. Primeiro entre com o comando para dar um refresh em todos os repositórios:

zypper ref

Em seguida entre com o comando abaixo para realizar um upgrade da distribuição (dist-upgrade):

zypper dup

Alguns softwares proprietários como o Flash apresentarão a licença para você ler dê um “q” para sair do texto da licença e em seguida digite yes quando o prompt pedir.

Pronto! Quando o sistema terminar de baixar e instalar a versão nova da distribuição tudo o que você precisa fazer é dar um reboot na linha de comando mesmo.

Algo que parece ser óbvio mas não custa lembrar, todo o processo acima você deve executar como root então não esqueça de dar um “su -a” no terminal antes de executar o processo que cito acima. Acho melhor executar tudo como root de uma vez do que ficar colocando “sudo” em tudo, isso é questão de gosto.

Bom depois que o OpenSUSE iniciar novamente você pode começar a etapa para fazer um upgrade para a versão atual que é a 12.3. Você precisa simplesmente executar todos os passos acima novamente.  Caso você entrar no KDE e sentir que ele está lento mas muito lento mesmo pode ser algum resquício da versão antiga que ficou nas configurações, especialmente se você tiver o /home separado. Para resolver o problema dê um reset no seu computador ou entre no modo texto com um CTRL+ALT+F2 e vá na sua pasta de usuário e troque o nome do arquivo .kde4 para .kde4_velho, em seguida dê um reboot. Você vai fazer login novamente depois do sistema iniciar e o arquivo .kde4 será criado novamente, isso deve resolver o problema. Bom feito isso seu sistema estará 100% atualizaro para a versão 12.3. O zypper como é bem inteligente apgará todos os arquivos antigos e que não são necessários assim o seu sistema não ficará com lixo. Dúvidas? Utilize os comentários abaixo.