5 dicas para utilizar o Facebook, Twitter e Google+ a seu favor

5 dicas para utilizar o Facebook, Twitter e Google+ a seu favor

as-maiores-redes-sociais

Hoje em dia as estratégias de marketing para divulgar uma empresa ou marca mudaram muito. As empresas que continuam utilizando estratégias tradicionais e antigas para vender um produto ou divulgar uma marca acabam prejudicando mais o seu negócio do que ajudando. Não vamos ser tão radicais neste ponto, mas se caso você desejar utilizar uma forma tradicional de divulgação faça isso com cautela e muito bem planejado!

Vamos tomar, por exemplo, o e-mail marketing: pegar uma lista de milhares de e-mails e disparar tudo de uma vez, através de um serviço duvidoso é somente perda de tempo e dinheiro. Agora uma estratégia de e-mail segmentada por público, utilizando um serviço de qualidade para disparar as mensagens, utilizando um sistema que identifique quando o usuário abre a mensagem para ler, feita em vários dias de maneira não incisiva com certeza trará mais resultados, embora seja mais cara.

As mídias tradicionais de divulgação (assim como as tradicionais na Internet) geralmente são caras e hoje em dia a eu diria que a eficácia pode ser um pouco duvidosa. Veja bem, não quero ser categórico aqui. Bom isso tudo que eu falei foi para contextualizar um pouco o assunto que quero introduzir: as redes sociais Facebook, Twitter e agora o Google+ ou (Google Plus - Google Mais). O marketing direcionado as redes sociais têm trazido um resultado tremendo e impulsionado de forma exponencial a geração de novos leads. No entanto, a utilização de tais ferramentas deve ser feita de forma planejada e seguir todos os passos abaixo para que gere um alto nível de resultados positivos e consequentemente um baixo nível de rejeição.

DICA 1: Evite utilizar serviços automáticos

Atualmente existe na Internet muitos serviços para postar automático no Facebook e Twitter que parecem até mágica. Como exemplo posso citar o IFTTT, muito útil. Você programa o sistema para repetir tantas vezes durante o dia ou semana ou ao ano e pronto! As mensagens sempre vão aparecer de forma automática nos seus canais de redes sociais. Mas isso é bom? Dependendo do seu plano e estratégia e a periodicidade pode ser... mas o problema é que muitas pessoas e empresas acabam utilizando de maneira indiscriminada este serviço. Assim, se você não tem muito bem planejado a forma de como vai utilizar o melhor é não usar! As pessoas vão achar que você não liga muito para elas, vão achar inconveniente os mesmos assuntos repetidos todos os dias e a impessoalidade que tudo isso traz. Saber que tem uma máquina do outro lado não é legal. Pense naquelas secretárias eletrônicas de telemarketing que causam horror em todos nós, é tão bom quando uma pessoa de carne e osso nos atende do outro lado. Pense nisso!

DICA 2: Evite o narcisismo. Para ser mais claro: Evite ser um poser!

Isso mesmo, evite falar de mais sobre você de maneira excessiva. Isso é bom até para sua segurança! Evite ser um poser passar uma imagem nas redes sociais de sua pessoa ou empresa que na realidade não é. Isso é muito comum em certos perfis de pessoas, elas falam de mais sobre si próprias. Costumam colocar fotos quase todos os dias de baladas, de garrafas de cerveja, do que come ou consome algum produto. Uma vez ou outra pode ser (caso você goste disso), mas evite fazer demais, isso é clichê e muito chato, saiba de algo: as pessoas não gostam disso. Caso esteja difícil de compreender o que falo, pense o seguinte: imagine na vida real você estar ao lado de uma pessoa e ela começa a falar sem parar das baladas que foi, da marca da cerveja que tomou (todas as marcas desconhecidas, é chique) ou que tem um Xbox ou PlayStation 3 em casa e por aí vai. Chato né? Para empresas isso também vale, pois muitas começam a querer somente reconhecimento e esquecem de oferecer soluções e coisas úteis que cativem um usuário que está do outro lado a ser um lead e um possível novo cliente.

DICA 3: Coloque as redes sociais no seu plano de marketing

Isso pode parecer meio óbvio mas muitas empresas acabam colocando as redes sociais em segundo plano. Muitas colocam um estagiário para ficar atualizando o conteúdo de qualquer jeito e não levam o assunto a sério, será que estas empresas terão resultados positivos ou negativos? O Twitter, Facebook e Google+ devem fazer parte do plano principal de comunicação da sua empresa! Aliado as redes sociais você deve sempre consultar os assuntos do momento do Twitter, consultar as notícias correntes e o Google Trends (você conhece?). Saiba o que as pessoas querem e desejam e integre isso de certa forma ou sempre que possível a sua campanha, os resultados serão percebidos de maneira muito positiva.

DICA 4: Ofereça algo de útil

Utilizar as redes sociais para divulgar os seus produtos e serviços da mesma forma como você faria em um folder ou qualquer outro material impresso não é legal. Procure oferecer algo de útil para os usuários, uma dica, seria oferecer um texto legal ou até mesmo fazer um sorteio de algum produto. Para contextualizar pense no seguinte exemplo: Imagine uma empresa de contabilidade: Fale do seu negócio, levante a bandeira dos profissionais de contabilidade, dê dicas práticas da profissão, comente um problema comum que acontece e uma possível solução, coloque curiosidades e sempre que possível coloque uma imagem legal e em alta qualidade no texto que você publica (as pessoas geralmente não tendem a ler um texto puro, geralmente elas olham primeiro para a imagem, se gostarem elas lêem o texto). Isso funciona bem.

DICA 5: Tenha bom senso

Esta é uma dica extra, sempre utilize do bom senso. Saiba que do outro lado da nuvem da Internet existe um ser humano real assim como você! Sempre pense dessa forma, olhe para sua campanha de forma forma crítica com pontos de vista diferentes e se você estiver com dúvida em algum assunto, ou você não se sente confortável com uma frase, imagem ou vídeo o melhor é cortar a parte que incomoda. Faça isso para ter um nível de sucesso considerável.

Sempre que puder volte a estas dicas até você memorizar bem todas elas. E nunca desanime, pois as vezes demanda tempo e paciência para você começar a sentir os resultados positivos que uma boa estratégia nas redes sociais, mas se você está fazendo tudo certo, tenha certeza que os resultados vão vir. Caso você acha estas dicas interessantes não esqueça de colaborar com um tweet ou compartilhar no Facebook, isso vai me motivar a escrever assuntos legais para o Blog. Utilize os comentários abaixo para deixar outras dicas ou tirar alguma dúvida será um prazer responder e promover uma discussão construtiva.